Últimas Notícias »

Votar

Professores da Rede Municipal são recepcionados com teatro e palestra

Professores da Rede Municipal são recepcionados com teatro e palestraClique para Ampliar
 Cerca de 500 profissionais, entre professores, diretores e agentes de serviços gerais participaram na noite desta quarta-feira, dia 12, do evento de abertura do ano letivo 2020, no Rhóis Centro de Eventos, em Içara.
 
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, este ano os trabalhos terão como tema “Plante uma árvore, colha os frutos do conhecimento”. A escolha do tema é pautada nos quatro pilares da educação para o século XXI, proposto pela Unesco.  São eles: aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. "Vocês são os profissionais que estão com os pés fincados no solo, no chão da escola. Sejam bem vindos, agradecemos a presença de vocês, que exercem as mais diversas funções dentro da escola, todas elas importantíssimas. Desejamos que o ano de 2020 que seja abençoado. Com certeza a educação de Içara continuará sendo referência. Agradeço também a gestão do prefeito Murialdo e Sandro que tem esse olhar diferenciado da educação", enfatizou Gerusa.
 
O prefeito Murialdo Canto Gastaldon também deu as boas vindas aos presentes e ressaltou que este ano a ansiedade é por conta da nota do Ideb. "Queremos manter Içara no excelente patamar de qualidade que já temos.  Eu confio no trabalho de vocês, e estou confiante que vamos ter indicadores muito positivos", falou.
 
Gastaldon ainda ressaltou a importância da educação para a transformação da sociedade. "Eu acredito na educação, no processo pedagógico. Essa é a melhor maneira de se conquistar uma sociedade mais justa, a única maneira de desenvoler tolerância, socialização, desenvolver a compreensão, não tem outros espaços e meios. A educação é muito atacada atualmente no Brasil inteiro, sobretudo, aquela educação que provoca a reflexão, que são os questionamentos que mais queremos que as nossas crianças e professores façam. A resistência, a luta pela democracia, a forma crítica de se levar o ensino, a educação, são essenciais. Que tenhamos paciência e tolerância, para assegurarmos essa qualidade que temos em nosso Município", discorreu o chefe do executivo. 
 
"Educação é vocação. Para nossos alunos, todos vocês são fontes de inspiração. Muitas vezes os alunos passam mais tempo com vocês do que com os próprios pais. Temos que aproveitar o máximo de tempo que eles estão com nós. Quando a sala de aula não é algo atrativo, eles não estão de corpo e alma. Então a criatividade e o entusiasmo tem de ser uma constante", pontuou o vice prefeito Sandro Giassi Serafin. 
 
A noite contou com a apresentação da peça teatral,  “Para contar estrelas”, do grupo Cirandella, de Criciúma. O evento teve ainda uma palestra com Robson Luiz Rodrigues de Lima, com a temática “mestre: aquele que transforma o saber em espanto”, que abordou temáticas como inovação, tecnologias, as transformações do modelo escolar, além da gestão de pessoas e do sucesso que uma pedagogia criativa inovadora pode garantir nas escolas. 
 
As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciam na próxima segunda-feira, dia 17. São atendidos atualmente 3.275 alunos no Ensino Infantil, destes 933 estudam no período integral; no Ensino Fundamental atendemos 4.111, num total de 7.386 estudantes.
 
Mesmo antes do começo do ano letivo, muitos profissionais da educação já atuavam nos CEIs do município durante a Colônia de Férias. Em torno de 200 crianças de crianças de oito meses a cinco anos de idade foram atendidas, beneficiando aqueles pais que precisam trabalhar e não tinham onde deixar os pequenos. "Esta é uma iniciativa que permite aos pais seguirem seguir as suas atividades normais mesmo no período de férias. ", comenta a secretária.
 
O atendimento às crianças envolveu 20 professores, sete zeladores e 11 auxiliares de ensino e ocorreu de forma normal como se fosse durante o ano letivo.
 
Carteirinhas do transporte escolar
 
Para aqueles estudantes da Rede Municipal de Ensino que utilizam o transporte escolar, as carteirinhas serão confeccionadas nas próprias escolas. Todas as orientações serão dadas pelos profissionais responsáveis.
 
Já os alunos das escolas estaduais, acadêmicos e frequentadores de cursos técnicos devem procurar a Secretaria do Sistema de Educação, no Centro Comercial San Valentin, das 8h às 12h e das 13h às 17h com os seguintes documentos: comprovante de residência, atestado de frequência ou declaração de matrícula, documento com foto ou CPF e foto 3x4.
 

Enviar para Amigos | Comente | Imprimir

Fone


O que você achou do Portal de Içara


Olá já curtiu?